GOLPE DO BOLETO FALSO. O QUE FAZER PARA SE PROTEGER?

Essa dúvida é relativamente comum e pode gerar prejuízos em caso de efetivação do golpe. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a te proteger e não cair em armadilhas na hora de efetuar pagamentos através de boleto bancário:

 

1. Evite imprimir o boleto bancário.

Golpistas utilizam um malware para adulterar os dados do boleto, como valores e conta do destinatário do pagamento. Assim, solicite que o emissor envie o boleto no formato PDF.

 

2. Confira os dados do boleto.

Verifique os dados do beneficiário do boleto, aquele que receberá o dinheiro após o pagamento. Além disso, confira todos os dados constantes do boleto, se batem com aqueles que aparecem na tela no momento do pagamento e, principalmente, se conferem os dados com os da empresa que você comprou o produto ou contratou o serviço.

 

3. Código de barras falhado? Desconfie!

Em muitos casos de golpe, o código de barras é adulterado (muitos espaços entre as barras) ou apresenta falhas e não pode ser lido, obrigando você a digitar o código. Por isso, se você não consegue ler o código de barras automaticamente no momento do pagamento, fique atento, pode ser golpe. Entre em contato com o emissor do boleto, mas evite utilizar eventuais canais de comunicação listados próprio boleto, que também pode ser estratégia dos golpistas para pegar dados pessoais ou solicitar o envio do dinheiro de outra forma.

 

4. Evite pagar boletos emitidos fora de sites ou aplicativos oficiais.

Não acesse links enviados para o seu celular por aplicativos de terceiros ou boletos enviados por e-mail de endereços desconhecidos. A não ser que o emissor informe que o envio está sendo desta forma e você confirme quando receber.

Recebeu um boleto por e-mail e está em dúvida? Acesse o site oficial do banco ou da empresa que você precisa pagar e emita o boleto ou entre em contato através dos canais oficiais.

 

5. Evite utilizar redes públicas de wi-fi para conectar seu aparelho, principalmente para fazer download do boleto e acessar sua conta bancária.

Além disso, utilize um bom antivírus para evitar que seu aparelho seja infectado.

 

CAIU NO GOLPE DO BOLETO FALSO?

O primeiro passo é tirar cópia do boleto e do comprovante de pagamento e registrar um boletim de ocorrência.

Após, procure a empresa onde efetuou a compra ou a contratação do serviço e o banco fornecedor do boleto de cobrança. Eles são os únicos que tem acesso aos dados do consumidor e, por isso, tornam-se responsáveis por arcar com os prejuízos da falsificação.

 

Compartilhe estas dicas com seus familiares e amigos!

Ficou na dúvida se caiu no golpe? Já caiu no golpe? Mantenha a calma e procure um advogado da sua confiança!

Como posso te ajudar?