A CONTA DO INSTAGRAM DA SUA EMPRESA FOI HACKEADA? UM ADVOGADO PODE TE AJUDAR!

As redes sociais se tornaram um dos meios mais práticos e eficientes para se estabelecer a interação entre pessoas. Independente da cidade, estado ou país, com “apenas um clique”, uma pessoa pode encontrar diversos conhecidos pela internet, e na maioria das vezes, conhecer outros usuários.

Em razão de tal alcance e praticidade, muitos empresários aderiram aos serviços das redes sociais para expor suas atividades comerciais, prospectando possíveis clientes e até mesmo concretizando vendas de seus produtos, por exemplo.

No caso de empresas que aderem aos serviços da rede social Instagram, essas podem conseguir milhares de seguidores, podendo inclusive chegar aos milhões, o que, na maioria dos casos, significa o sucesso da empresa no “meio digital”.

Todavia, assim como no meio físico, existem pessoas mal intencionadas, que utilizam de meios ardilosos para “roubar” as contas do Instagram de diversas pessoas e empresas que possuem grandes números de seguidores em suas páginas.

 

São os chamados e tão temidos “Hackers”.

O objetivo principal desses Hackers quando “roubam contas”, é ludibriar os seguidores com falsos sorteios, oferecimento de promoções absurdas, com o único intuito de obter dados pessoais destes e até mesmo aplicar golpes financeiros.

Ou seja, além da empresa perder sua conta, perderá junto com ela os seus seguidores e todo um trabalho investido, que na maioria dos casos levou anos para ser realizado. Neste ponto, consequentemente sofrerá prejuízos de ordem financeira, pois o seu alcance comercial será reduzindo drasticamente.

Ainda que a empresa tenha meios para tentar a recuperação da conta junto ao provedor dos serviços, tal medida muitas vezes não surte efeito, ficando o empresário sem sua conta, sem seus seguidores e com um prejuízo imensurável.

 

Todavia, nem tudo está perdido.

Isso porque os tribunais de justiça brasileiros vêm firmando o entendimento que os provedores dos serviços de redes sociais devem assegurar que as contas de seus usuários não sejam “invadidas” por terceiros. Caso tal invasão ocorra, pode o provedor ser responsabilizado por falha na prestação dos seus serviços, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Neste sentido, é possível que uma conta no Instagram com milhões de seguidores que foi “hackeada” e considerada perdida, seja devolvida ao seu titular por meio de decisão judicial.

E então, já teve ou conhece alguém que passou por esse transtorno e não conseguiu recuperar a conta hackeada pelos meios convencionais? Um advogado especialista no assunto pode te ajudar!

Como posso te ajudar?