Isso previne que a funcionária venha alegar na justiça que houve acúmulo de função.
Além disso, para evitar que o desvio/acúmulo de função aconteça a empresa deve primeiramente ter um plano de cargos e salários bem definido, com uma excelente descrição de todas as funções desempenhadas em cada cargo.
Isso evita que haja confusão, e um colaborador execute funções diferentes da qual foi contratado.
O contrato de trabalho também deve ser bem elaborado, constando as funções e serviços que o colaborador irá prestar para a empresa, e caso tenha alguma mudança na função desse funcionário a empresa deve imediatamente fazer alteração deste contrato com a permissão do colaborador.
Mas não adianta colocar todas as funções da empresa no contrato pensando que isto resolverá. Esta lógica só funciona se o funcionário fizer cotidianamente as atividades ali previstas. Aqui vale aquela velha máxima: “O combinado não sai caro”.
Terceiro, prestar atenção no registro dos colaboradores também é uma forma de evitar o desvio de função. Por isso, o planejamento de cargos com descrição, e o CBO correto na hora do registro é de grande importância para evitar essas situações.
E como última atitude, a empresa pode investir em treinamentos para líderes e gestores, para que eles deleguem tarefas compatíveis aos cargos dos seus subordinados, além de ter uma total atenção ao que se é feito dentro das equipes.
O RH também tem papel fundamental para coibir o desvio de função na organização, estar sempre atento ao dia a dia das equipes e as reclamações ajudam a evitar passivos trabalhistas e problemas no futuro.